Por Marcela Ruas
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quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Depois de longo e tenebroso inverno...

Eu voltei! Fiquei um tempo sem blogar... Muitas mudanças repentinas e muita informação pra absorver.
Mas eu voltei. rsrs Voltei para ficar... Porque aqui, aqui é o meu lugar... hehehe
Brincadeiras a parte, tenho visto muitos temas que pedem um post. Então, decidi voltar a comentar esse maravilhoso mundo corporativo.
E já com novos insights, o do momento é como somos afetados por questões linguísticas e como isso pode afetar questões críticas de gestão.
Estou estudando gestão por competências para redesenhar um modelo numa organização. Eu já pensava muito nisso, no poder da linguagem. Já cheguei até a comentar com algumas pessoas como isso impacta em processos de internacionalização e/ou em processos de fusão e aquisição. Uma simples confusão de termos, uma tradução mal feita, podem causar um grande problema gerencial. E me admira que esse seja um tema de tão pouca atenção.
Mas não só os processos explicitamente ligados a diferentes línguas e culturas que sofrem com estas questões. Á transferência entre países de conceitos gerenciais passa muito por isso e, chego a acreditar que, alguns modelos são desenhados com grandes erros de conceito por uma simples questão de linguagem. Em gestão por competências, por exemplo, vejo muitos casos de empresas que confundem potencial com desempenho e com a competência em si. Uma parte disso se deve à semelhança das palavras "competence" e "competency" que, se em inglês já são confundidas, em português, são traduzidas indiscriminadamente. Se em inglês, haveria uma discussão conceitual do que se quer dizer, em português, traduzem-nas ambas como competência e o problema aparentemente resolvido aparece depois em forma de pouco resultado efetivo.
Pra não haver dúvidas, eu fiz uma escolha, prefiro tratar a gestão por competências como um guarda-chuva e chamar, então, suas manifestações de: desempenho por competências e potencial de competências. Mais objetivo, menos confusão.

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