Muitas pessoas comentam comigo de se surpreenderem com meu network que, de fato, é grande. E, recentemente, estive pesquisando o tema. É incrível como encontramos matérias em veículos de RH, de gestão, falando sobre a importância de um bom network. Mas, acho muito engraçado quando vejo matérias sobre "Como aumentar seu círculo de influência" ou sobre "Como ter boas conexões". Acho engraçado porque não acho que network seja um objetivo fim, um resultado a se obter. A própria origem da palavra me remete a algo muito diferente do que vejo nos "Manuais de Gestão". Networking significa trabalhar em rede. Networking não é construir uma rede, parar e usufruir dela, é uma forma específica de se relacionar diariamente, constantemente e como indivíduo, não só como profissional.
Castells afirma que a paisagem urbana se transformou, alterando para sempre as relações humanas. Muito disso ele atribui às tecnologias de informação e comunicação (TICs), mas eu acho que vai muito além disso.
Penso que a atuação em rede está relacionada a se disponibilizar para as pessoas e a aceitar a troca sinérgica da rede. Atuar em rede significa compreender que você faz parte de um sistema maior e que você é veículo de informações e energia constantemente. E o que é mais incrível é que, quanto mais você entende e participa da rede, mais você aprende a usufruir dela. Existe também algo de quântico nas relações da rede. Vejo que quanto mais nos tornamos elos de conexão da rede, mais atraímos outros elos e pessoas altamente energizadas que potencializam nossa capacidade neural.
Fonte da imagem: http://www.sxc.hu
Por Marcela Ruas
Para receber atualizações, cadastre seu email ao fim da página.
quinta-feira, 3 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2010
(33)
-
▼
junho
(13)
- Multi-polinização cruzada
- A inspiração e a polinização cruzada [2]
- A inspiração e a polinização cruzada
- Surpresa boa
- Imagine Leadership
- Quote, by Kurt Lewin*
- Cada tempo em seu lugar
- Eu acho que...
- É o que eu digo da "Teoria da Previsibilidade do P...
- A caixa preta da Cultura Organizacional
- Attrition, retention e os "returners"
- Do que deve ser valorizado...
- Networking
-
▼
junho
(13)
Quem sou eu
- Marcela
- Organizational development professional. Interested in new tech, new places, new people, new info, new music and all the good old stuff.
Yes! Nem me fale... eu fico com sono quando leio sobre networking. Não é um processo mecânico, do tipo: faça assim, assim e assim e terá o resultado desejado. Em primeiro lugar, assim como a minha opinião sobre empreeendedorismo, eu acho que fazer networking também é algo intrínseco da pessoa. Ou ela tem essa 'habilidade' ou não. Pode desenvolver? Sim, mas não mecanicamente. E, em alguns casos, meu bem, não tem santo que dê jeito. É isso! rs
ResponderExcluir