Tenho visto em meus projetos que muitos dos problemas da cultura organizacional estão no próprio entendimento do que é a cultura. Algumas pessoas acham que é algo soft, puramente comportamental, outros acham que os aspectos culturais estão ligados à vontade das pessoas de fazerem as coisas. Na verdade, cultura é bem mais complexo que isso e, por outro lado, o entendimento de sua complexidade torna as soluções mais simples de serem entendidas. O que acontece é que a cultura não é só o lado soft. Ela se manifesta, sim, e basicamente, nos comportamentos, pensamentos, relacionamentos. Mas o que a gera está muito mais ligado ao lado "hard" das organizações: processos, tecnologias, políticas, procedimentos, estrutura organizacional. Edgar Schein (1984) define a cultura como "um padrão de pressupostos básicos que um determinado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu no processo de aprender a resolver problemas de adaptação externa e integração interna e que funcionaram bem o suficiente a ponto de serem considerados válidos e, portanto de serem ensinados a novos membros do grupo, como a maneira correta de perceber pensar e sentir em relação a esses problemas".
Outro dia eu vi uma entrevista com o Ricardo Semler onde ele dizia ter feito uma vez um trabalho com CEOs e pediu para que todos escrevessem suas missões, visões e valores em papéis. Depois ele embaralhou todos e pediu para que identificassem os seus. Todos se confundiram. É um ótimo exemplo de que não são os quadros de valores na parede das empresas que as definem e sim suas ações e decisões e como isso se reflete em aspectos tangíveis do seu dia-a-dia.
Fonte da imagem: http://www.sxc.hu
Por Marcela Ruas
Para receber atualizações, cadastre seu email ao fim da página.
quinta-feira, 10 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2010
(33)
-
▼
junho
(13)
- Multi-polinização cruzada
- A inspiração e a polinização cruzada [2]
- A inspiração e a polinização cruzada
- Surpresa boa
- Imagine Leadership
- Quote, by Kurt Lewin*
- Cada tempo em seu lugar
- Eu acho que...
- É o que eu digo da "Teoria da Previsibilidade do P...
- A caixa preta da Cultura Organizacional
- Attrition, retention e os "returners"
- Do que deve ser valorizado...
- Networking
-
▼
junho
(13)
Quem sou eu
- Marcela
- Organizational development professional. Interested in new tech, new places, new people, new info, new music and all the good old stuff.
Nenhum comentário:
Postar um comentário